sexta-feira, 22 de maio de 2009

Citronela

Durante todo o ano de 2008 o capim-citronela se desenvolveu no terreno da emjb. Enquanto "seu primo" capim-limão cresceu fazendo o maior sucesso - foi multiplicado, é utilizado para fazer chá quase que diariamente e ainda produz mudas para a comunidade escolar de vez em quando - o capim-citronela foi tão desprezado que recentemente foi transferido de lugar, do sol para a sombra, para ceder mais espaço e não ser confundido com o "primo" famoso. No entanto, uma vez isolado, acabou ficando mais bonito e chamando mais atenção. Resolvi promover esta planta, pesquisando o seu uso e colocando-o em prática na escola. Descobri um grande potencial. Uma das matérias mais interessantes que encontrei na internet foi no site do Correio Braziliense, onde há uma receita simples de repelente ensinada pelo Prof. Marcos Vinícius Martins, da Emater.

Tintura de citronela:
200g da planta seca e triturada.
1 litro de álcool comum (para uso externo) a 70%.
1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro.
1 frasco escuro para acondicionar.
1 funil.
1 papel filtro.
pano branco e limpo para coar e etiquetar.

O modo correto de fazer é:
Pesar 200g da planta seca e triturada. Colocar num frasco de boca larga. Despejar 1 litro de álcool a 70% sobre a erva. Tampar o frasco e cobrir com papel escuro, se o vidro for claro. Deixar em maceração por no mínimo 8 e no máximo 21 dias, em local seco e protegido da luz. Agitar 2 vezes diariamente. Coar com o pano branco e completar o volume para 1 litro, passando mais álcool a 70% sobre o resíduo da planta. Filtrar em papel filtro e guardar em frasco escuro. Rotular. Validade: 2 anos.

Bem... a pesagem foi feita na intuição. As folhas não estavam tão secas, mas foram cortadas em picadinhos e colocadas no recipiente de vidro escuro com a ajuda de um funil.


O álcool não cobriu a quantidade de folhas acumulada na garrafa e completamos com um pouco de água. A mistura vai ficar agora uns 15 dias de molho na cantina, até a próxima etapa que é a preparação da loção repelente. Aguarde!

Esta primeira experiência despertou a curiosidade de algumas pessoas, outras nem sabiam da existência da planta na hortinha. Divulgar os seus benefícios pode estimular os usos, a produção de mudas e o plantio em outros pontos da escola. A tintura, além de fazer loção repelente, pode ser usada em panos ou borrifadores nas janelas e parapeitos, pois ajuda a afastar os mosquitos. O próprio capim citronela também costuma repeli-los no local onde é cultivado, só com a exalação natural do seu cheiro no balançar do vento. Por isso é uma ótima opção - simples e econômica - para proteger as salas da emjb em tempos de mosquito da dengue.

Saiba mais sobre a citronela em:
blog harmonização de espacos,
arte blog,
site do escritor,
combate a dengue,
revista vigor.

Agradecimentos especiais à Lourdes pela participação na produção desta matéria.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...