sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Lixo orgânico

Se atualmente grande parte do lixo verde (folhas e galhos secos) da EMJB não vai mais para a lixeira, o mesmo não se pode dizer do lixo orgânico da cozinha. Embora os funcionários da CLIN e da escola - e os próprios alunos - tenham percebido que as folhas secas adubam o solo, ainda não há uma preocupação com este outro tipo de lixo reciclável. Apesar de ser difícil mudar os hábitos enraizados de toda uma comunidade escolar, com as folhas secas aconteceu.

Como a escola possui um terreno com espaço suficiente para compostagem, passei a juntar todo o lixo orgânico de casa e levá-lo para transformar em adubo. Toda semana despejo 2 potes de sorvete 2 litros com lixo orgânico num canto da horta, que já virou uma composteira na EMJB. Um local que está sempre com folhas secas acumuladas para cobrir os restos de comida - é só dar uma revolvida na terra - como nas fotos acima e abaixo.

O trabalho é simples mas o cuidado importante para evitar mau cheiro e bichos indesejáveis. O local é de fácil acesso e bem drenado para não acumular água da chuva. E a escola é o lugar ideal para fortalecer práticas como essa. Aqui vai uma semente!

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...