sexta-feira, 12 de março de 2010

Mudança de hábito

Há dois anos era assim...

Há 8 dias falei das folhas secas que vão para o lixo, ao invés de serem reaproveitadas como matéria orgânica (adubo) para as plantas. Nas florestas tropicais, essa camada de folhas secas que se deposita sobre o solo - chamada de serrapilheira - é a principal fonte de nutrientes das árvores. (...) Repare abaixo na quantidade de folhas secas (nos sacos) que foi desperdiçada. Parece óbvio tudo isso? Então por que não muda? Veja a matéria completa de 13 de março de 2008.

Há um ano era assim...

Toda vez que a Clin vai na EMJB fico em estado de nervos. Vejo os caras levando embora grande parte dos recursos que utilizo para adubar os solos. Li que a decomposição da serrapilheira na floresta tropical dura em média 3, 4 meses, o que significa que não basta jogar as folhas secas uma vez nos canteiros e pronto. É preciso realimentá-los de tempos em tempos. Veja a matéria completa de 12 de março de 2009.

Hoje é assim...




Tanto a CLIN quanto os funcionários e alunos da EMJB perceberam que as folhas secas viram nutrientes para as plantas e hoje elas vão direto para os canteiros ao invés de ir para o lixo. Em dois anos de projeto, nunca foi preciso comprar um saquinho de terra adubada para o terreno da escola. Repare nas fotos acima e nas dos diários de verão. O desperdício foi eliminado e a noção de sustentabilidade incorporada com o tempo, a observação e a prática. A imagem de dezenas de brotos de jamelão num monte de folhas secas, à vista de todos, é um exemplo da fertilidade da serrapilheira e símbolo dessa conquista - a mudança de hábito.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...